Uma tendência crescente no ramo da cirurgia plástica é a Rinoplastia (cirurgia plástica no nariz) entre adolescentes. A questão é, será que existe idade mínima para se submeter a um procedimento desse porte? Quando a cirurgia é o tratamento mais indicado e em quais casos ela pode ser realizada? Vamos responder essas perguntas hoje.
Para que se possa pensar em passar por esse procedimento, é necessário que haja, por parte do adolescente, uma queixa estética e funcional que possa ser corrigida cirurgicamente (dorso alto, ponta gordinha ou ponta caída, nariz torto, etc.). Contudo, deve ser feita uma avaliação por parte do cirurgião, dos pais e do jovem para confirmar se, de fato, ele é um bom candidato a realização da cirurgia.
Não. Contudo, devemos ter a ciência de que, até os 15 anos de idade, o crânio-maxilo-facial ainda está em desenvolvimento, e o nariz está no centro desse crescimento. Por isso, é fundamental contar com o envolvimento dos pais nessa decisão.
Por muitas vezes, o paciente tem uma ideia irreal do resultado, o que pode gerar uma expectativa muito grande e uma posterior frustração por conta do resultado não alcançado. Por isso, é fundamental que haja uma conversa anterior à cirurgia, para que sejam detalhadas todas as etapas do procedimento.
Não existem riscos evidentes, porém,cirurgia plástica é coisa séria. Você precisa estar em plenas condições físicas para realizar não apenas este, mas qualquer tipo de procedimento cirúrgico.
Antes de projetar se submeter a uma cirurgia plástica para fins de estética ou saúde, é essencial buscar um profissional licenciado pelo conselho de medicina local e que faça parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a SBCP, para qualquer procedimento. Clique aqui e tenha informações sobre todos os cirurgiões cadastrados. Pesquise sobre o cirurgião escolhido e, ao iniciar o processo que culminará com a intervenção cirúrgica, não omita nenhuma informação sobre seu histórico médico, além de elucidar todas as dúvidas sobre os riscos e o alcance do procedimento. Acesse e conheça os passos para uma cirurgia plástica segura.