Fazer uma cirurgia é uma solução rápida para corrigir alguns desconfortos, como um excesso de gordura localizada ou a modelagem do corpo. Mas o resultado vai muito além do procedimento: a operação é apenas o ponto de partida para o início de um novo estilo de vida, pois de nada adianta remover alguns quilinhos se a paciente não cuidar do corpo nos meses posteriores. E é aqui que entram os exercícios físicos.
Durante o processo de recuperação, a paciente provavelmente não poderá realizar atividades físicas. Isto porque o corpo precisa de um tempo para se acostumar às novas formas, e esta adaptação do organismo leva alguns meses, dependendo do tipo de procedimento realizado. Portanto, nas primeiras semanas é fundamental se atentar às orientações quanto a alimentação.
Para isso, é possível consultar um especialista da área da nutrição, adquirindo assim a orientação necessária e especializada de alguém que vai entender as necessidades do seu corpo neste primeiro momento. Como o exercício físico é limitado, cuidar da alimentação é fundamental tanto para recuperar o corpo como também prepará-lo para um novo estilo de vida.
Após a liberação do seu cirurgião, é possível voltar às atividades físicas ou até mesmo iniciar a prática de esportes. Porém, conseguir um tempo nem sempre é fácil para os atletas informais, e junto ao cansaço e estresse do dia a dia, podem afastar a pessoa dos exercícios. Além disso, muitos não conseguem encontrar a motivação necessária para ir até uma academia.
Contudo, existem alguns tipos de exercícios que podem ser feitos ao ar livre ou até mesmo na sala de estar, e que não demandam mais do que alguns minutos de dedicação diária. O vídeo abaixo mostra alguns exercícios que podem ser feitos a qualquer momento e em qualquer lugar. Mas lembre-se: eles são apenas uma indicação, e devem ser feitos de preferência com acompanhamento de um profissional de educação física, pelo menos para passar as primeiras orientações.
Obviamente, contar com a orientação de um profissional de educação física e respeitar os seus limites físicos e corporais são partes fundamentais para manter seu corpo saudável.