• Home
  • Procedimentos
Service Image

ABDOMINOPLASTIA  

Ter um abdômen bem definido é um dos maiores símbolos da boa saúde e boa forma, afinal, ter pouca gordura e músculos bem delineados constroem uma silhueta bastante harmônica. Porém, esse resultado é muito difícil de ser alcançado ou até mesmo mantido por quem já chegou lá, pois é preciso um cuidado constante combinando alimentação, exercícios e predisposição genética. Pois é, até mesmo a genética influencia, já que algumas pessoas tendem a ser mais atléticas e queimar mais gorduras, enquanto outras possuem um metabolismo mais lento e, mesmo com rotinas parecidas, acabam tendo resultados muito diferentes.

Outro ponto que contribui para a definição do abdômen é a elasticidade da pele e a firmeza e rigidez dos músculos, pontos que invariavelmente irão se desgastar com o tempo. Com isso, é comum a pessoa começar a ganhar peso, e um dos primeiros lugares onde essa gordura se acumula é, justamente, no abdômen. Até mesmo pessoas que viveram uma vida inteira de cuidados, controlando seu peso, podem acabar tendo uma barriguinha mais cedo ou mais tarde.

Seja qual for o caso, a Abdominoplastia surge como uma solução para homens e mulheres que buscam alcançar esta forma perfeita.

O que é Abdominoplastia?

A Abdominoplastia é um procedimento bastante realizado no Brasil e tem como objetivo remover o excesso de gordura da região do abdômen, restaurando ainda os músculos abdominais enfraquecidos e proporcionando mais definição para a região, tanto para homens como mulheres. Além disso, a Abdominoplastia também age na correção da diástase, um afastamento dos músculos retos abdominais que é bastante comum em pacientes que acumulam gordura na região e vão enfraquecendo a musculatura local ao longo dos anos.

Para quem a Abdominoplastia é indicada?

A Abdominoplastia pode ser realizada por todos que buscam amenizar diferentes fatores que geram este acúmulo de gordura localizada, como gravidez, envelhecimento, oscilações significativas de peso e hereditariedade, que também causam a flacidez abdominal. Através do procedimento, é possível remover este excesso de gordura e pele acumulados para criar uma aparência mais lisa e tonificada na região.

Um ponto importante é que o resultado da Abdominoplastia também irá depender do tipo de tronco (conjunto tórax + abdômen). Pacientes com troncos longos terão resultados mais favoráveis. Outro fator que contribui para o resultado é a espessura do panículo adiposo (quantidade de gordura) sobre a região operada, uma vez que a Abdominoplastia não reduz a espessura da gordura que irá constituir o novo abdômen. 

Quantos quilos vou emagrecer com a Abdominoplastia?

Apesar de haver uma redução de peso, como consequência da retirada de gordura e pele, a Abdominoplastia não tem por objetivo a perda de peso. Quando se está com o peso acima do normal, o resultado na região poderá até ser perceptível, mas as gorduras existentes em outras partes (cintura, flancos, etc.) não serão afetadas.

Para quem a Abdominoplastia não é indicada?

A Abdominoplastia é um procedimento que pode fazer bem para muitas pessoas, mas nem todas são aptas para realizar esta operação. O primeiro ponto que precisa ser explicitado é: a abdominoplastia não é um procedimento que visa o emagrecimento e perda de peso. Mais do que isso, a Abdominoplastia não pode ser realizada em pacientes que não apresentem um mínimo de acúmulo de excesso de pele, que gera flacidez. Nestes casos, o mais recomendado é optar por uma Lipoaspiração.

Mulheres que pretendem engravidar, ou que estão em processo de gravidez, também devem aguardar alguns meses após o parto para realizar o procedimento, para não gerar um estresse demasiado na região abdominal. Importante: realizar uma Abdominoplastia não irá impedir as mulheres de passarem por novas gestações. Porém, o resultado do procedimento só será mantido se o peso for controlado durante a gravidez. Por isso, o recomendado é que a Abdominoplastia seja realizada em um momento da vida onde a mulher decidiu que não deseja mais ter filhos no futuro.

Da mesma forma, pacientes de ambos os sexos que pretendem reduzir significativamente o seu peso no curto prazo também devem aguardar um tempo. Seja através de dietas ou outros procedimentos, o ideal é aguardar até o peso se estabilizar.

Quais os benefícios da Abdominoplastia?

A Abdominoplastia é um procedimento capaz de gerar resultados positivos e imediatos, como:

  • Redução do excesso de gordura e pele, eliminando gorduras localizadas difíceis de perder por meios naturais (dieta, exercícios), além da consequente flacidez que provoca;
  • Diminuição do volume de estrias, devido à pressão exagerada criada na pele como consequência do acúmulo de gordura;
  • Fortalecimento dos músculos abdominais, principalmente pela correção da diástase, um afastamento dos músculos retos do abdômen, muito comum em pacientes com bastante gordura abdominal;
  • Melhora do conforto corporal, removendo um excesso de peso que pode provocar atritos da região abdominal com outras partes do corpo ou de roupas;
  • Melhora a autoestima em relação ao próprio corpo.

Existe só um tipo de Abdominoplastia?

A resposta curta é não. Além da Abdominoplastia tradicional, que será descrita em mais detalhes nos tópicos abaixo, também existem outros tipos de procedimentos similares:

  • Abdominoplastia extensa: além do excesso de gordura e pele do abdômen, também faz a mesma remoção nas regiões adjacentes (laterais, quadris e lombar);
  • Miniabdominoplastia: mais simples, indicada para quem busca remover o excesso de gordura e pele apenas da região abaixo do umbigo; 
  • Lipoabdominoplastia: associação de Abdominoplastia com Lipoaspiração, para pacientes que apresentam uma camada de gordura mais grossa na região do abdômen.

Como funciona a avaliação da Abdominoplastia?

A avaliação de uma Abdominoplastia deve ser uma conversa franca e aberta entre paciente e médico responsável, que irão discutir as motivações e expectativas para decidirem, em conjunto, se o procedimento é realmente o mais adequado.

Um dos principais avisos que o médico deve fornecer é que a Abdominoplastia não é uma cirurgia para quem visa a perda de peso.

Nesta etapa, são analisadas questões como a dimensão atual da região abdominal (tamanho, circunferência, volume de gordura e pele), para que o cirurgião entenda a complexidade da operação e as técnicas que deverão ser realizadas para alcançar o melhor resultado possível.

Como é o pré-operatório da Abdominoplastia?

Nesta fase, o médico solicita a realização de diversos exames para garantir que a paciente está com a saúde em dia para realizar a Abdominoplastia, especialmente um exame laboratorial, hemograma, coagulograma, eletrocardiograma e exame de aptidão física.

Além disso, outro cuidado muito importante é suspender, com a correta orientação, a ingestão de alguns medicamentos, como anticoagulantes e remédios para emagrecimento. Portanto, sinceridade na hora de informar todos os medicamentos que você consome durante a primeira avaliação.

Outros cuidados prévios incluem ainda manter uma alimentação saudável e balanceada nos dias anteriores ao procedimento, interrompendo também o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro.

Como é realizada a Abdominoplastia?

Por utilizar equipamentos especializados e demandar uma equipe de apoio, toda Abdominoplastia é feita sempre em um ambiente hospitalar. Caso seu médico recomende a realização em outro local, desconfie.

Para a sua realização, é possível optar por uma anestesia peridural (com aplicação nas costas e ação imediata), raquidiana (que torna a região insensível à dor) ou ainda anestesia geral. A escolha do tipo de anestesia a ser utilizada é feita de forma prévia entre médico e paciente, levando em conta diversos fatores, inclusive experiências da própria paciente.

A cirurgia em si inicia com a realização de incisões em forma de semicírculo, que vão da região acima dos pelos pubianos até a altura do umbigo, em duas fases: primeiro, acontece o corte horizontal no púbis, de um quadril a outro; depois, é feito um corte vertical, do centro até o umbigo . O cirurgião levanta a pele e realiza a queima do excesso de gordura e pele, abrindo assim a possibilidade de visualizar e costurar os músculos abdominais para dar mais sustentação para toda a região. Por fim, a pele e o umbigo são reposicionados e a incisão é fechada com pontos.

Este reposicionamento do umbigo é necessário pois ele é preso à estrutura muscular que fica sob a pele, que fica exposta para a correção dos músculos abdominais. Para colocá-lo em sua posição correta, gerando um visual agradável, o cirurgião faz um orifício na pele ao seu redor.

Quanto tempo dura o procedimento?

O tempo de uma Abdominoplastia é bastante variável e depende, diretamente, da quantidade de gordura e pele a serem removidas do local. No geral, o procedimento pode levar em torno de 2h a 3h para a maioria das pessoas aptas para sua realização.

Quais os cuidados no pós-operatório?

A Abdominoplastia é um procedimento bastante delicado por ser realizada em uma região central do corpo. Por este motivo, é obrigatório uma internação pelo prazo de 24h, para que haja um acompanhamento e observação por uma equipe médica especializada. Este prazo é importante para que sejam acompanhadas a evolução e adaptação do paciente nas primeiras horas após o procedimento, pois elas são fundamentais no processo de recuperação. Ao sair do centro cirúrgico, também é posicionado um dreno na região dos pelos pubianos e um modelador abdominal.

Após 24h da sua realização, o paciente pode voltar para casa, mas os cuidados devem permanecer por alguns meses. Nos primeiros dias, é comum sentir um pouco de desconforto, que deve desaparecer em até 5 dias. O dreno deve ser utilizado nos primeiros dias para evitar o acúmulo de líquidos, e sessões de drenagem linfática devem ser realizadas para auxiliar neste processo após o 4º dia.

O pós-operatório precisa ser realizado com bastante atenção, pois a região abdominal é sensível a praticamente todos os movimentos do nosso corpo. Portanto, cuidados com movimentos bruscos e até mesmo com a postura são fundamentais (evitando, por exemplo, ficar com a coluna curvada, para não sobrecarregar a região operada). Evitar esforços nos primeiros 15 a 30 dias é bastante recomendado, incluindo levantar pesos ou realizar movimentos que estiquem a região.

Cintas compressoras ajudam bastante a manter os tecidos em seus novos locais, facilitando a cicatrização e oferecendo mais segurança para ao paciente. Seu uso é bastante recomendado nos primeiros 30 dias após o procedimento.

Os resultados finais da Abdominoplastia poderão ser considerados como definitivos entre 12 e 18 meses. Em pacientes obesos, poderá ocorrer o que chamamos de lipólise após o 8º dia, que nada mais é do que a liquefação da gordura residual próxima à área da cicatriz - caracterizada por um líquido amarelado.

Como lidar com edemas no pós-operatório?

Após toda cirurgia, é normal que surjam edemas, pequenos inchaços na região operada, que podem perdurar por alguns dias ou semanas, dependendo da evolução da recuperação. Justamente por isso, o tempo para o inchaço desaparecer varia bastante de pessoa para pessoa.

Algumas recomendações para reduzir o volume destes inchaços incluem:

  • Utilizar roupas confortáveis que não façam tanta pressão na região abdominal;
  • Utilizar, caso necessário e com indicação médica, malhas compressivas para proteger a região e evitar o surgimento de seromas;
  • Fazer fisioterapia de forma orientada pelo cirurgião, para melhorar a circulação, prevenir fibroses e auxiliar no desaparecimento dos hematomas.

No geral, os edemas devem reduzir drasticamente nos primeiros 30 dias da recuperação.

Caso você sinta que a sua recuperação está mais demorada do que deveria, ou até que as dores decorrentes da operação não estão diminuindo com o tempo, é fundamental procurar o cirurgião responsável para uma avaliação, que indicará os próximos passos para retomar a correta recuperação.

Como fica a cicatriz?

Uma das principais preocupações de toda cirurgia são as cicatrizes decorrentes do procedimento, e na Abdominoplastia não é diferente. Seu tamanho vai depender do volume a ser corrigido, mas o cirurgião irá sempre buscar uma posição que fique menos visível, em locais que fiquem tapados por roupas quando estiver sem camisa, por exemplo.

Até o 30º dia, a cicatriz estará em seu período imediato, com aspecto pouco visível. Após o primeiro até o 12º mês, a cicatriz fica mais espessa e muda sua tonalidade, passando de vermelho para marrom e, por fim, clareando. Já seu aspecto definitivo aparece até o 18º mês.

Quando a atividade física é liberada?

Por lidar com uma área extremamente sensível a quase todos os movimentos do corpo, as atividades físicas devem ser suspensas por, no mínimo, dois meses. Nas primeiras semanas, até mesmo tarefas como dirigir devem ser interrompidas. O mesmo vale para o retorno ao trabalho. Já atividades mais pesadas, como exercícios físicos ou exposição solar, devem ser evitadas por, pelo menos, dois meses, tempo para que o organismo esteja forte o suficiente para aguentar a pressão decorrente dos movimentos.

Isso não significa, porém, que é preciso ficar o tempo todo em repouso. Caminhadas leves, sem impacto, são importantíssimas para manter a forma e a mobilidade dos membros inferiores. O pós-operatório também pode ser utilizado como uma fase de adaptação para uma alimentação mais leve e balanceada.

Quais as possíveis complicações da Abdominoplastia?

Existem diversas complicações possíveis após a realização de uma Abdominoplastia. A mais comum e provável é o surgimento de hematomas, uma reação natural do organismo que deve, entretanto, ser acompanhada de perto para avaliar se está demorando muito tempo pra passar.

Outras complicações incluem infecção, seroma (acúmulo de líquido, podendo causar inchaço e parcialmente compensado pelos drenos), trombose (formação de coágulos no interior dos vasos sanguíneos), necrose (morte de células da pele) e cicatrizes.

Além disso, a paciente operada ainda pode se olhar no espelho e, mesmo com todos os cuidados, recomendações e expectativas, não se sentir satisfeita com o resultado final. Seja qual for o caso, havendo qualquer insatisfação ou preocupação, médico e paciente devem conversar para avaliar quais serão os próximos passos do tratamento.

Quanto custa uma Abdominoplastia?

 

O custo de uma Abdominoplastia depende de vários fatores, como a experiência do cirurgião que fará a operação, o volume de gordura e pele que serão removidos, os exames pré-operatórios e os custos da equipe hospitalar onde o procedimento será realizado. 

Atualmente optamos por realizar a abdominoplastia focada na personalização, pois cada paciente tem suas particularidades e necessidades. Além disso, o médico deverá avaliar e planejar a cirurgia conforme a possibilidade da paciente baseada nas medidas do seu corpo como o índice de massa corporal (IMC), por isso é fundamental uma avaliação presencial ou on line para passarmos o valor do investimento.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Regimento Interno da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) proíbem a divulgação de preços de cirurgias plásticas pela internet. Por isso, os valores devem ser discutidos somente após uma avaliação presencial.

É possível associar a Abdominoplastia a outros procedimentos?

Sim, é possível realizar uma Abdominoplastia associada a outros procedimentos estéticos no mesmo dia, desde que haja uma avaliação médica prévia e que os riscos e benefícios sejam bem esclarecidos. Isso é recomendado quando se busca ter um resultado mais completo, porém, é importante lembrar que os cuidados e o tempo de recuperação também aumentam.

Entre as principais associações feitas com uma Abdominoplastia, estão:

  • Lipoaspiração, para remover o excesso de gordura em algumas regiões do corpo;
  • Mastopexia, para corrigir a flacidez das mamas;
  • Mamoplastia de Aumento, para aumentar o tamanho dos seios.

Quando fazer uma Abdominoplastia para obter melhores resultados?

A decisão por fazer ou não uma Abdominoplastia deve ser feita de forma consciente, entendendo os resultados que poderão ser alcançados e alinhando as suas expectativas junto ao cirurgião escolhido. Por exemplo, é fundamental entender as implicações e exigências de mudança de rotina por algumas semanas ou meses.

Além disso, é preciso planejar todas as etapas com antecedência, dando o devido tempo para a realização das consultas, exames e preparação, além de eventuais liberações no trabalho, conciliando assim a Abdominoplastia no momento em que for mais adequada para cada pessoa. O momento ideal acontece quando o desejo de melhorar a autoestima em relação ao seu abdômen encontra a correta preparação para o procedimento (peso controlado, volume de gordura e excesso de pele compatíveis).

Como escolher o cirurgião correto?

Assim como todo procedimento estético, a Abdominoplastia apresenta riscos quando não é realizada da forma correta, especialmente porque a promessa de resultados rápidos é um atrativo de muitos profissionais que acabam não seguindo os cuidados necessários, colocando a saúde dos pacientes em risco.

Para escolher um bom cirurgião, avalie primeiro como está o seu registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) do seu estado. Um profissional qualificado para a Abdominoplastia também deve ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com residência em cirurgia plástica, referências de outros pacientes e experiência na realização do procedimento.

Com esses cuidados, você tem mais chance de realizar uma cirurgia bem-sucedida, feita por uma equipe de confiança que irá te atender bem desde a primeira consulta até o acompanhamento da sua recuperação.

Clique aqui para encontrar um cirurgião devidamente habilitado.

Ficou interessado(a)? Chame no WhatsApp e agende sua avaliação!