• Home
  • Procedimentos
Service Image

Lipoaspiração  

Ter um corpo firme e delineado, com a forma física em dia e a silhueta em perfeito estado, é mais do que um objetivo, mas um sonho para muitas pessoas, especialmente para as mulheres. Porque mais do que representar saúde, um corpo bem definido é símbolo de bem-estar e um dos principais atributos da beleza. Mas, para chegar a este resultado, é preciso anos de dedicação, alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e uma ajudinha da genética.

Isso porque, mesmo com todos os cuidados possíveis, ainda é comum desenvolver excessos de gordura localizada, especialmente em regiões como abdômen, flancos e culotes. E, apesar de ser algo natural, estas gordurinhas podem gerar um grande incômodo e desconforto, impactando tanto na quebra do equilíbrio estético como também na perda da autoestima.

Felizmente, o avanço da medicina proporcionou a criação e evolução de diversas técnicas destinadas à remoção de gordura localizada, a fim de devolver ao corpo uma aparência mais esbelta. A Lipoaspiração é um dos principais expoentes dos resultados destes avanços.

O que é Lipoaspiração?

A Lipoaspiração é um procedimento estético que, através do processo de sucção, retira as células de gordura subcutânea que se acumulam em determinadas regiões do corpo, a fim de reduzir medidas e otimizar o contorno corporal. Por conta destas diminuições, muitas pessoas procuram a Lipoaspiração como uma forma de perder peso ou ainda para diminuir a celulite, o que é errado: apesar de haver uma pequena redução do peso, por conta da retirada de gordura, estes não são objetivos mas sim consequências.

Essa diferença é tão importante que a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) estipula que a remoção de gordura localizada em uma Lipoaspiração nunca deve ultrapassar uma média de 5% a 7% do peso da paciente. Portanto, fique de olho: se algum médico indicar uma Lipo para perder peso, estimando uma perda superior a esses percentuais, por segurança, desconfie e procure um cirurgião de confiança.

Para quem a Lipoaspiração é indicada?

As melhores candidatas para a realização de uma Lipoaspiração são pacientes que:

  • Tenham a saúde em dia, com alguns pontos de gordura localizada mas ainda com pele firme e elástica;
  • Já tentaram eliminar essa gordura antes através de diferentes maneiras, sem sucesso (dietas, exercícios);
  • Possuam áreas onde a gordura localizada cria desproporção em relação ao restante do corpo;
  • Tenham expectativas realistas dos resultados e entendam que a Lipoaspiração não é um procedimento voltado para a perda de peso.

Quais os benefícios da Lipoaspiração?

Os principais benefícios sentidos por pacientes que fazem uma Lipoaspiração são:

  • Redução de medidas em regiões como barriga, cintura e braços, por conta da remoção de gordura localizada;
  • Construção de uma silhueta corporal mais esbelta e harmônica;
  • Remoção de pontos de gordura que costumam incomodar muita gente, como na região das coxas ou braços;
  • Aumento da autoestima após a conquista de um corpo mais delineado.

Quantos litros de gordura serão retirados na Lipoaspiração?

A resposta é: depende. O mais importante é entender que nunca uma Lipoaspiração é realizada tendo por objetivo a remoção de um percentual específico de gordura. Até porque, como vimos, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica recomenda que o percentual não ultrapasse entre 5% e 7% do peso total da paciente.

Como funciona a avaliação da Lipoaspiração?

Assim como em todos os procedimentos estéticos, a avaliação de uma Lipoaspiração deve ser uma conversa franca e aberta entre paciente e médico, para que ambos possam discutir as motivações e expectativas e chegar à conclusão de que o procedimento é, de fato, o mais indicado para esta fase da vida.

Um dos principais avisos que o médico deve fornecer é que a Lipoaspiração não é uma cirurgia para quem visa a perda de peso.

Nesta etapa, são analisadas questões como o estado das regiões que serão operadas, para verificar especialmente qual o volume de gordura pode ser removido, para que paciente e cirurgião alinhem expectativas e entendam a complexidade da operação e as técnicas que deverão ser aplicadas para chegar ao melhor resultado possível.

Qual a diferença de Lipoaspiração e Lipoescultura?

Esta é uma dúvida bastante comum e, na verdade, as técnicas são complementares.

Enquanto a Lipoaspiração visa a remoção da gordura localizada de certas partes do corpo, a Lipoescultura utiliza esta mesma gordura removida para ser aplicada em outros locais, preenchendo depressões e modelando outras partes do corpo.

Quais as diferenças dos principais tipos de Lipoaspiração?

Dependendo da técnica, é possível que você veja diversos tipos de Lipoaspiração. A mais comum é aquela realizada com a sucção da gordura através de uma cânula na região, mas existem outras, cada uma com sua particularidade:

  • Vibrolipo: as cânulas realizam movimentos vibratórios para facilitar a penetração no tecido gorduroso;
  • Hidrolipo: utiliza uma solução anestésica para reduzir o desconforto, porém, só pode ser realizada em áreas menores, como a papada ou pescoço;
  • Mini-lipo: similar à hidrolipo, feita com anestesia local;
  • Lipoaspiração a laser: utiliza a cânula em conjunto com uma fibra ótica com emissão de um feixe de luz (laser), quebrando as membranas das células de gordura para facilitar a aspiração e reduzir o tempo do procedimento;
  • Lipoaspiração ultrassônica: similar à lipo a laser, mas utilizando cânulas que emitem ondas de ultrassom para quebrar a gordura;
  • Lipo HD: lipoaspiração voltada ao desenho da musculatura.

Como é o pré-operatório da Lipoaspiração?

Nesta fase, o médico solicita a realização de diversos exames para garantir que a paciente está com a saúde em dia para realizar a Lipoaspiração, especialmente aqueles que mostram as condições gerais e potenciais fatores de risco, como exame laboratorial e de aptidão física, hemograma, eletrocardiograma e coagulograma.

Além disso, outro cuidado muito importante é suspender, com a correta orientação, a ingestão de alguns medicamentos, como anticoagulantes e remédios para emagrecimento. Portanto, sinceridade na hora de informar todos os medicamentos que você consome durante a primeira avaliação.

Outros cuidados prévios incluem ainda manter uma alimentação saudável e balanceada nos dias anteriores ao procedimento, interrompendo também o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro. Um jejum de 8h antes da cirurgia é necessário.

Como é realizada a Lipoaspiração?

A Lipoaspiração sempre é feita em um ambiente hospitalar, pois utiliza equipamentos especializados. Caso seu médico recomende a realização em outro local, desconfie.

A escolha da anestesia vai depender da área a ser operada e do volume de gordura a ser retirado. Entre as mais comuns, estão:

  • Anestesia geral, com intubação e auxílio de aparelhos para respiração;
  • Anestesia local com sedação, aplicada na área operada;
  • Bloqueio peridural, aplicada na região das costas com ação imediata.

Após a anestesia, o cirurgião limpa a pele com soluções antissépticas, para diminuir os riscos de infecções. Depois, é inserido um composto de Klein, feito de adrenalina e soro fisiológico, para diminuir os sangramentos locais, e pequenos cortes são realizados nos locais escolhidos. Por estes cortes, pequenas cânulas são introduzidas através da pele até chegar no tecido adiposo onde se localiza a gordura, que será removida pelo processo de sucção.

Por conta dos cortes serem pequenos, as cicatrizes geralmente ficam bem discretas, e o médico informa previamente onde estes cortes serão feitos, para que fiquem em locais que não prejudiquem as suas expectativas. Os cortes, por fim, são fechados por pontos.

Quanto tempo dura o procedimento?

Por conta das diferentes possibilidades em relação ao procedimento (como o volume a ser removido ou as áreas a serem operadas), a estimativa de duração é bastante elástica. Geralmente, em pacientes com peso controlado e gordura localizada em níveis baixos ou médios, o tempo de duração completo gira em torno de 2h a 4h.

Quais os cuidados no pós-operatório?

Apesar de ser um procedimento menos invasivo do que outras cirurgias, dependendo do caso (volume absorvido), pode ser necessária uma internação de observação de até 24h. Em outros mais simples, a alta é possível no mesmo dia.

A recuperação costuma ser relativamente rápida, pois a Lipoaspiração possui poucos pontos de costura, o que também torna as eventuais cicatrizes menos aparentes. Nos primeiros três dias, existe uma recomendação de repouso, para não estressar o corpo. A volta para o trabalho pode ser feita em até uma semana, mas com alguns cuidados, como as atividades exercidas não representarem um esforço considerável.

Nos primeiros 30 dias, uma cinta e espuma (placa contensora) devem ser utilizadas para proteger as regiões operadas, e a drenagem linfática deve ser feita a partir do 4º dia.

Como lidar com edemas no pós-operatório?

Os edemas e inchaços locais, porém, podem durar um pouco mais, até três semanas. Neste período, o cirurgião recomenda que sejam realizadas sessões de drenagem linfática, a fim de auxiliar na reabsorção dos edemas que podem surgir. Um modelador elástico também deve ser utilizado por até dois meses, para proteger a área operada. No geral, os edemas devem reduzir drasticamente nos primeiros 30 dias da recuperação.

Caso você sinta que a sua recuperação está mais demorada do que deveria, ou até que as dores decorrentes da operação não estão diminuindo com o tempo, é fundamental procurar o cirurgião responsável para uma avaliação, que indicará os próximos passos para retomar a correta recuperação.

Como fica a cicatriz?

Como os cortes por onde as cânulas são inseridas costumam ser pequenos, as cicatrizes normalmente são bastante discretas e costumam ter, em média, menos de 1 cm de comprimento. Vale reforçar que o cirurgião toma cuidados para escolher locais estratégicos para a realização destes cortes, como na linha do biquíni, umbigo ou axilas.

Durante o processo de cicatrização e recuperação, é importante proteger os locais do sol, utilizando cremes cicatrizantes. Desta forma, com cuidado e tempo, as cicatrizes tendem a ficar mais claras e passarão a ser menos perceptíveis.

Quando a atividade física é liberada?

Cada pessoa tem suas particularidades e irá responder de diferentes maneiras com a recuperação, mas a média aponta que a volta para uma rotina de exercícios pesados pode levar de um a dois meses, dependendo da área operada. Este repouso é fundamental para que o corpo se acostume às suas novas formas.

Isso não significa, porém, que é preciso ficar o tempo todo em repouso. Caminhadas leves, sem impacto, são importantíssimas para manter a forma e a mobilidade do corpo. O pós-operatório também pode ser utilizado como uma fase de adaptação para uma alimentação mais leve e balanceada.

Quais as possíveis complicações da Lipoaspiração?

Existem diversas complicações possíveis após a realização de uma Lipoaspiração, especialmente porque cada corpo vai reagir de uma maneira ao procedimento.

Entre as principais complicações, podem surgir irregularidades na pele, necrose ou flacidez da pele na região operada. Esta última é mais comum em pacientes que já apresentam certo grau de flacidez na pele.

Além disso, a paciente ainda pode se olhar no espelho e, mesmo com todos os cuidados, recomendações e expectativas, não se sentir satisfeita com o resultado final. Seja qual for o caso, havendo qualquer insatisfação ou preocupação, médico e paciente devem conversar para avaliar quais serão os próximos passos do tratamento.

Quanto custa uma Lipoaspiração?

O custo de uma Lipoaspiração depende de vários fatores, como a experiência do cirurgião que fará a operação, o volume de gordura a ser removido, os exames pré-operatórios e os custos da equipe hospitalar onde o procedimento será realizado. 

Atualmente optamos por realizar a Lipoaspiração focada na personalização, pois cada paciente tem suas particularidades e necessidades. Além disso, o médico deverá avaliar e planejar a cirurgia conforme a possibilidade da paciente baseada nas medidas do seu corpo como o índice de massa corporal (IMC), por isso é fundamental uma avaliação presencial ou on line para passarmos o valor do investimento.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Regimento Interno da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) proíbem a divulgação de preços de cirurgias plásticas pela internet. Por isso, os valores devem ser discutidos somente após uma avaliação presencial.

É possível associar a Lipoaspiração a outros procedimentos?

Sim, é possível realizar uma Lipoaspiração associada a outros procedimentos estéticos no mesmo dia, desde que haja uma avaliação médica prévia e que os riscos e benefícios sejam bem esclarecidos. Isso é recomendado quando se busca um resultado mais completo, porém, é importante lembrar que os cuidados e o tempo de recuperação também aumentam.

Entre as principais associações feitas com uma Lipoaspiração, estão:

  • Abdominoplastia, para remover a pele flácida da região do abdômen;
  • Mastopexia, para corrigir a flacidez das mamas;
  • Mamoplastia de Aumento, para aumentar o tamanho dos seios.

Quando fazer uma Lipoaspiração para obter melhores resultados?

A decisão por fazer ou não uma Lipoaspiração deve ser feita de forma consciente, entendendo os resultados que poderão ser alcançados e alinhando as suas expectativas junto ao cirurgião escolhido. Por exemplo, é fundamental entender as implicações e exigências de mudança de rotina por algumas semanas ou meses.

Além disso, é preciso planejar todas as etapas com antecedência, dando o devido tempo para a realização das consultas, exames e preparação, além de eventuais liberações no trabalho, conciliando assim a Lipoaspiração no momento em que for mais adequada para cada pessoa. O momento ideal acontece quando o desejo de melhorar a autoestima em relação às suas formas corporais encontra a correta preparação para o procedimento (peso controlado, expectativas realistas).

Como escolher o cirurgião correto?

Assim como todo procedimento estético, a Lipoaspiração apresenta riscos quando não é realizada da forma correta, especialmente porque a promessa de resultados rápidos é um atrativo de muitos profissionais que acabam não seguindo os cuidados necessários, colocando a saúde dos pacientes em risco.

Para escolher um bom cirurgião, avalie primeiro como está o seu registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) do seu estado. Um profissional qualificado para a Lipoaspiração também deve ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com residência em cirurgia plástica, referências de outros pacientes e experiência na realização do procedimento.

Com esses cuidados, você tem mais chance de realizar uma cirurgia bem-sucedida, feita por uma equipe de confiança que irá te atender bem desde a primeira consulta até o acompanhamento da sua recuperação.

Clique aqui para encontrar um cirurgião devidamente habilitado.

Ficou interessado(a)? Chame no WhatsApp e agende sua avaliação!