• Home
  • Procedimentos
Service Image

PRÓTESE DE RECUPERAÇÃO RÁPIDA  

O implante de silicone é um procedimento estético muito desejado por mulheres de todas as idades, mas várias acabam tendo algum tipo de receio especialmente por conta da recuperação, um processo que gera desconforto, restringe bastante os movimentos e, principalmente, leva tempo. A TÉCNICA PRÓTESE DE RECUPERAÇÃO RÁPIDA veio pra mudar tudo isso!

O que é prótese de recuperação rápida?

A Fast Track Recovery (prótese recuperação rápida) é uma técnica cirúrgica associada a uma filosofia de tratamento focado em realizar o aumento das mamas possibilitando uma recuperação muito mais rápida do que aquela vista em uma cirurgia tradicional. Representou uma grande revolução nas técnicas de Mamoplastia, pois permite uma reabilitação muito mais rápida as suas atividades habituais. Esta técnica foi aplicada pela primeira vez pelo cirurgião plástico americano John Tebbetts há mais de 20 anos, e seu estudo foi publicado na revista Plastic and Reconstructive Surgery Journal.

Para que serve a prótese de recuperação rápida?

A principal finalidade é permitir uma recuperação o mais rápido possível e que dessa forma possa otimizar suas atividades pós-operatórias. Desde então, a prótese de recuperação rápida vem sendo aprimorada e aplicada ao redor do mundo e hoje consiste na aplicação de diversos protocolos que, somados, permitem uma recuperação em tempo recorde e começam já na primeira consulta.  

Mamoplastia normal x prótese de recuperação rápida

A Mamoplastia de Aumento, popularmente conhecida como implante de silicone, é o procedimento que faz a inserção de uma prótese sob as mamas, para melhorar seu formato, posição ou tamanho. A prótese de recuperação rápida também tem o mesmo propósito, mas faz isso de forma muito mais rápida e prática.

A prótese de recuperação rápida sempre é feita em um ambiente hospitalar, pois utiliza equipamentos especializados. 

A anestesia realizada é geral focada na recuperação rápida no intuito de melhorar o conforto da paciente durante a realização do procedimento. Na região dos mamilos, a equipe irá posicionar protetores para evitar contaminações.      

Ao contrário de outras técnicas de implantes, na prótese de recuperação rápida é feita uma pequena incisão de 3 cm a 4 cm na região do sulco mamário, que fica embaixo da mama. Para evitar lesões nos tecidos adjacentes, o médico utiliza algumas soluções antibióticas.

Após estes protocolos de segurança, a prótese é inserida com o auxílio de um aparelho chamado Funil de Keller, que evita o contato da prótese com o ambiente externo (pele, luvas,gazes), diminuindo assim o risco de complicações. A prótese é posicionada sob uma camada de tecido muscular (dual plane), tornando o resultado mais harmonioso.

Após a aplicação e posicionamento correto da prótese, a incisão é fechada em camadas, da mais profunda à mais superficial, para que a cicatrização aconteça da maneira correta.       

  • Pré-operatório detalhado, com acompanhamento e recomendações médicas especiais;
  • Anestesia geral específica na recuperação rápida;
  • Instrumentos diferenciados no momento da cirurgia;
  • Medicamentos no pós-operatório, para iniciar o processo de recuperação;
  • Auxílio de uma equipe especializada, ainda no hospital, para orientar e realizar os primeiros movimentos.

Para quem a prótese de recuperação rápida é indicada?

Mulheres que desejam melhorar a estética da região das mamas, através de um implante, mas que buscam, principalmente, uma recuperação rápida.

As melhores candidatas são mulheres com mamas de tamanho pequeno a moderado, que não apresentam assimetria ou flacidez importante, e também aquelas que são muito sensíveis à dor e podem, assim, realizar o procedimento de forma mais tranquila e segura. 

Para quem a prótese de recuperação rápida não é indicada?

A PRÓTESE DE RECUPERAÇÃO RÁPIDA não deve ser realizada em pacientes que possuem mamas muito grandes ou que apresentam queda ou flacidez.

Quais os benefícios da prótese de recuperação rápida?

Por se tratar de uma técnica que visa a recuperação rápida, a prótese de recuperação rápida proporciona:

  • Alta do hospital no mesmo dia da cirurgia;
  • Maior amplitude de movimentos dos braços a partir do mesmo dia da cirurgia;
  • Menos tempo para retomada de atividades físicas;
  • Liberada para lavar e pentear o cabelo após 24 horas desde que esteja se sentindo confortável;
  • Liberada para dirigir após 24 horas da cirurgia desde que se sinta capaz;

Como funciona a avaliação da prótese de recuperação rápida?

Um dos principais diferenciais da prótese de recuperação rápida começa já durante a consulta. Isso porque, além de conversar com a paciente (anamnese) para entender suas motivações e expectativas e dos exames habituais que devem ser realizados, o médico também irá apresentar a filosofia da técnica, caso entenda que a paciente seja uma boa candidata.

Nesta etapa, são analisadas (exame físico) questões como a dimensão das mamas e o nível de flacidez da pele e tecidos mamários. Caso a paciente seja apta, o médico irá apresentar alguns tipos e tamanhos de próteses para que, juntos, ambos possam tomar a melhor decisão, que vai atender às suas expectativas. Além disso, será realizado uma simulação 3 D e experiência metaverso para auxiliar a paciente a ter mais informações objetivas e que isso ajude na escolha do implante a ser utilizado na sua cirurgia.

Como é o pré-operatório da prótese de recuperação rápida?

Assim como em muitas cirurgias, o seu médico irá solicitar diversos exames para garantir que a paciente está apta para realizar a prótese de recuperação rápida, como exames de sangue, ultrassonografia das mamas e eletrocardiograma. 

Caso a paciente faça uso de medicamentos (como anticoncepcionais ou antiinflamatórios), o médico irá recomendar se pode ou não continuar a utilizar as medicações no período prócimo a cirurgia. Nesta etapa, também é escolhida a prótese que será inserida e que pode ter variações de tamanho, forma, perfil, textura e material. A escolha será feita de forma conjunta, aliando desejos da paciente com recomendações médicas.

Por fim, são passadas orientações sobre cuidados com a alimentação, suspensão do consumo de álcool ou cigarro e também instruções dos exercícios que devem ser realizados após a cirurgia para agilizar sua recuperação.

Como é realizada a prótese de recuperação rápida?

A prótese de recuperação rápida sempre é feita em um ambiente hospitalar, pois utiliza equipamentos especializados. Caso seu médico recomende a realização em outro local, desconfie.

A anestesia realizada é geral focada na recuperação rápida no intuito de melhorar o conforto da paciente durante a realização do procedimento. Na região dos mamilos, a equipe irá posicionar protetores para evitar contaminações.

Ao contrário de outras técnicas de implantes, na prótese de recuperação rápida é feita uma pequena incisão de 3 cm a 4 cm na região do sulco mamário, que fica embaixo da mama. Para evitar lesões nos tecidos adjacentes, o médico utiliza algumas soluções antibióticas. Após estes protocolos de segurança, a prótese é inserida com o auxílio de um aparelho chamado Funil de Keller, que evita o contato da prótese com o ambiente externo (pele, luvas,gazes), diminuindo assim o risco de complicações. A prótese é posicionada sob uma camada de tecido muscular (dual plane), tornando o resultado final mais harmonioso.

Após a aplicação e posicionamento correto da prótese, a incisão é fechada em camadas, da mais profunda à mais superficial, para que a cicatrização aconteça da maneira correta.

Quanto tempo dura o procedimento?

Geralmente, a duração da prótese de recuperação rápida, da anestesia ao encaminhamento para o quarto, leva cerca de 1h. 

Quais os cuidados especiais que o médico toma durante a operação?

O momento de inserção das próteses é o mais delicado do procedimento prótese de recuperação rápida, pois é nesta hora que podem acontecer infecções bacterianas que causam contratura capsular (endurecimento, dor e deformidade), por conta do contato da prótese com tecidos, pele e sangue.

Para minimizar este risco, foi desenvolvido o plano dos 14 pontos, que consiste em 14 passos que o cirurgião deve seguir no momento da cirurgia para diminuir a chance de contaminação, reduzindo o risco do surgimento de seromas (acúmulo de líquidos), hematomas, contratura capsular e ALCL (linfoma associado ao implante mamário):

  1. No início do período anestésico, optar por antibióticos intravenosos;
  2. Não realizar incisões nas axilas ou ao redor do mamilo (periareolares), já que estudos clínicos demonstraram maiores taxas de contratura desta forma;
  3. Usar protetores nos mamilos, evitando que os ductos mamários derramem bactérias no bolso da prótese;
  4. Fazer uma dissecção atraumática cuidadosa, pois as bactérias crescem rapidamente em tecidos danificados;
  5. Assim que houver um sangramento, estancar imediatamente para impedir o contato do sangue com as próteses;
  6. Usar uma loja submuscular ou Dual Plane para reduzir o contato direto do implante com a mama, evitando cortar o tecido mamário;
  7. Usar soluções apropriadas (betadine 50%, antibióticos) para realizar a irrigação da loja submuscular;
  8. Utilizar um funil introdutor para evitar o contato do implante com a pele e suas bactérias;
  9. Ter à disposição instrumentos e afastadores novos, além de manusear os implantes com luvas novas;
  10. Ser rápido na retirada do implante da sua embalagem estéril e posterior introdução dentro da mama;
  11. Evitar o uso de provadores e não introduzir e retirar o implante várias vezes;
  12. Optar pelo fechamento em camadas;
  13. Quando possível, evitar o uso de drenos, pois pode ser um potencial local para a entrada de bactérias;
  14. Por fim, uma recomendação futura é usar profilaxia com antibióticos para cobrir os procedimentos subsequentes que violam a pele ou mucosa.

Quais os cuidados no pós-operatório?

Depois de um pré-operatório diferenciado e do procedimento em si também ter suas particularidades, a fase pós-operatória inicia logo após o fim da cirurgia. Por conta de todos os protocolos, é comum que as pacientes apresentem menos hematomas ou inchaço local, além de diminuição de dores na região operada.

Isso não significa, porém, que não são necessários cuidados. Pelo contrário, a recuperação só é rápida por conta dos passos que devem ser seguidos. Ainda no hospital, a paciente deverá realizar alguns movimentos junto a uma equipe de fisioterapia especializada, para averiguar se tudo correu tranquilamente com a cirurgia.

Além disso, após a alta do hospital, que acontece de 3h a 4h após a cirurgia, a paciente deverá utilizar um sutiã pós-cirúrgico para proteger a região por até um mês. Dependendo do avanço da recuperação, seu uso poderá ser estendido por mais algumas semanas, com diminuição do tempo diário.

Também será necessário dormir de barriga pra cima, evitando dormir de bruços ou de lado para não forçar a região. Outros cuidados habituais de cirurgias também devem ser realizados, como cuidar com a exposição solar e ao calor, manter uma dieta balanceada e tomar os remédios indicados pelo seu médico.

Como lidar com edemas no pós-operatório?

Após uma cirurgia, é normal surgirem edemas, pequenos inchaços locais na região que foi operada. Na prótese de recuperação rápida, eles costumam ser bem menores e menos intensos do que em uma Mamoplastia tradicional - o que não quer dizer que eles não podem aparecer.

Caso a paciente tenha incômodos com o edema, é possível aplicar compressas frias para diminuir a dor e o inchaço e cuidar com a postura na hora de sentar ou deitar, evitando posições que geram uma extensão dos músculos. Por exemplo: caso o inchaço cause incômodo para dormir, utilize mais de um travesseiro para ficar com o tronco elevado.

Quando a atividade física é liberada?

De certa forma, a atividade física é liberada logo após o procedimento. Mas, claro, de forma muito mais leve e moderada do que uma atividade física normal. Nos primeiros dias, caminhadas leves podem ser realizadas, buscando evitar impactos (corrida, trotes, etc.). Estas só são recomendadas após algumas semanas, dependendo da evolução. 

Atividades mais intensas, como corrida e musculação, podem ser praticadas após um mês, com alguns cuidados: exercícios de musculação intensos que movimentam a região (flexões, levantamento de peso) devem ser evitados por mais tempo, com a liberação sempre partindo do médico que realizou a operação.

Quais as possíveis complicações da prótese de recuperação rápida?

Por conta das técnicas utilizadas, o risco de complicações de uma prótese de recuperação rápida diminui bastante em relação a procedimentos tradicionais. Porém, isso não garante que não possam acontecer para algumas pacientes.

Algumas dessas complicações incluem infecção, seroma (acúmulo de líquido próximo à cicatriz), abertura dos pontos, contratura capsular (resultando em uma mama distorcida ou endurecida) ou ruptura da prótese. Além disso, a própria paciente também pode se olhar no espelho e não ficar satisfeita com o resultado. Neste caso, paciente e médico devem conversar para avaliar os próximos passos do tratamento.

Quanto custa uma prótese de recuperação rápida?

O custo de uma prótese de recuperação rápida depende de vários fatores, como a experiência do cirurgião que fará a operação, o tipo de prótese utilizada, os exames pré-operatórios, o local e a equipe hospitalar que irá auxiliar no procedimento.

Atualmente optamos por realizar tratamentos (cirurgias plásticas) focados na personalização, pois cada paciente tem suas particularidades e necessidades. 

Além disso, o médico deverá avaliar e planejar a cirurgia conforme a possibilidade da paciente baseada nas medidas das mamas e tórax, por isso é fundamental uma avaliação presencial ou on line para passarmos o valor do investimento.

É possível associar a prótese de recuperação rápida a outros procedimentos?

Sim, é possível realizar a prótese de recuperação rápida em paralelo a cirurgias estéticas ou reparadoras, como Lipoaspiração, Lipo HD, entre outras. Porém, é importante ressaltar que, quando a prótese de recuperação rápida é feita em conjunto com outros procedimentos, a recuperação da região pode até acontecer de forma rápida, mas a paciente deverá respeitar todas as outras orientações feitas para cada tipo de cirurgia.

De toda forma, a indicação de quando e quais associações podem ser feitas dependem de uma avaliação e aprovação do cirurgião.

Quando fazer a prótese de recuperação rápida para obter melhores resultados?

A paciente deve decidir por fazer uma prótese de recuperação rápida de forma consciente, entendendo os possíveis resultados e alinhando suas expectativas. Como o próprio nome diz, essa técnica deve ser utilizada quando se está atrás de uma recuperação rápida, principalmente para evitar ausência de compromissos diários (trabalho, estudos, etc.).

Mesmo assim, é preciso planejar todas as etapas com antecedência, dando o devido tempo para a realização das consultas, exames e preparação, conciliando assim a PRÓTESE DE RECUPERAÇÃO RÁPIDA no momento em que for mais adequado para cada pessoa.

Como escolher o cirurgião correto?

Assim como todo procedimento estético, a prótese de recuperação rápida apresenta riscos quando não é realizada da forma correta, especialmente porque a promessa de resultados rápidos é um atrativo de muitos profissionais que acabam não seguindo os cuidados necessários, colocando a saúde das pacientes em risco.

Para escolher um bom cirurgião, avalie primeiro como está o seu registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) do seu estado. Um profissional qualificado para a prótese de recuperação rápida também deve ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com residência em cirurgia plástica, referências de outros pacientes e experiência na realização do procedimento.

Com esses cuidados, você tem mais chance de realizar uma cirurgia bem-sucedida, feita por uma equipe de confiança que irá te atender bem desde a primeira consulta até o acompanhamento da sua recuperação.

Clique aqui para encontrar um cirurgião devidamente habilitado.

Ficou interessado(a)? Chame no WhatsApp e agende sua avaliação!