• Home
  • Procedimentos
Service Image

MAMOPLASTIA DE AUMENTO

A busca por um corpo mais esbelto e bem delineado é uma constante entre as mulheres, afinal, todo mundo gosta de se sentir bem com o próprio corpo, influenciando positivamente a autoestima no dia a dia. Porém, quando algo não está como desejado, surgem pequenos incômodos que, aos poucos, vão tomando grandes proporções - e não há nada pior do que a falta de bem-estar com o próprio corpo, se olhar no espelho e não gostar do reflexo.

Para as mulheres que possuem seios pequenos e sentem-se incomodadas com isso, seja por comparações com amigas ou colegas de trabalho ou até um desejo não atendido, a Mamoplastia de Aumento se apresenta como um ótimo caminho para ter o corpo que sempre desejou, abrindo uma porta para uma nova vida.

O que é Mamoplastia de Aumento?

Ao contrário da Mamoplastia Redutora, que tem por objetivo suprir o desejo de mulheres que desejam reduzir o tamanho das mamas por diversos motivos, na Mamoplastia de Aumento, acontece o oposto: um procedimento indicado justamente para quem possui seios pequenos e gostaria de valorizar mais a região. 

Através dela, é possível aumentar especialmente o tamanho e o volume dos seios, além de aperfeiçoar sua posição e elevação, gerando benefícios estéticos à paciente, especialmente para o seu bem-estar.

Para quem a Mamoplastia de Aumento é indicada?

A Mamoplastia de Aumento é indicada para mulheres que estejam insatisfeitas com o tamanho reduzido dos seus seios ou o seu volume (murchos e caídos), que tenham seios com tamanhos diferentes ou que passaram por uma remoção mamária em decorrência de um câncer de mama.

Para quem a Mamoplastia de Aumento não é indicada?

A Mamoplastia de Aumento é um procedimento que pode fazer bem para muitas mulheres, mas nem todas são aptas para realizar esta operação. Por exemplo: é preciso esperar que as mamas estejam completamente estruturadas, então, o procedimento não é recomendado para menores de idade, já que o corpo chega ao seu estado final por volta dos 18 anos.

Mulheres que pretendem ou estão passando por uma gravidez ou fase de amamentação também devem esperar. O recomendado é, pelo menos, seis meses após a fase de lactação (produção de leite) ser encerrada. Da mesma forma, pacientes que estão passando por tratamentos contra o câncer de mama também devem aguardar o fim de seus tratamentos.

Quais os benefícios da Mamoplastia de Aumento?

A Mamoplastia de Aumento pode gerar resultados positivos imediatos para as mulheres, de diferentes formas:

  • Seios mais firmes e com proporção ao corpo, gerando harmonia visual;
  • Restauração dos seios, especialmente após a gravidez ou câncer de mama;
  • Reposicionamento das mamas, para pacientes com seios não uniformes;
  • Elevação, tamanho e rigidez dos seios;
  • Melhora a autoestima em relação ao próprio corpo.

Como funciona a avaliação da Mamoplastia de Aumento?

A avaliação de uma Mamoplastia de Aumento é uma conversa franca e aberta entre a paciente e o médico responsável, que irão discutir as motivações e também os problemas enfrentados para decidirem, em conjunto, se o procedimento é o mais adequado.

Nesta etapa, são analisadas questões como a dimensão atual das mamas e as motivações da paciente. Sendo considerada apta, ambos (paciente e médico) irão definir o tamanho e a forma final dos seios, escolhendo também o volume e o tipo de prótese que será utilizada.

Como é o pré-operatório da Mamoplastia de Aumento?

Nesta fase, o médico solicita a realização de diversos exames para garantir que a paciente está com a saúde em dia para realizar a Mamoplastia de Aumento. Entre os mais comuns, estão os exames de sangue, mamografia e radiografia da região dos seios e tórax, para avaliar as condições gerais de saúde.

Caso a paciente faça uso de certos tipos de medicamentos, como anticoncepcionais ou antiinflamatórios, o cirurgião irá recomendar uma suspensão temporária de uso no período anterior à cirurgia. Outras orientações gerais incluem o cuidado com a alimentação, optando por uma dieta mais balanceada e sem exageros, além de parar o consumo de álcool e cigarro.

Como é realizada a Mamoplastia de Aumento

Por utilizar equipamentos especializados e demandar uma equipe de apoio, a Mamoplastia de Aumento é feita sempre em um ambiente hospitalar. Caso seu médico recomende a realização em outro local, desconfie.

Para a sua realização, a anestesia pode ser local, com sedação da paciente; peridural, com aplicação nas costas e ação imediata; ou ainda anestesia geral. Este passo é fundamental para garantir a segurança e integridade da paciente, além de dar ao cirurgião as condições ideais para a operação. A escolha do tipo de anestesia é feita de forma prévia pelo médico e a paciente.

Para começar, o médico realiza diversas incisões em áreas discretas, como abaixo das mamas, nas axilas ou aréolas, evitando a formação de cicatrizes aparentes e indesejadas. É através destas incisões que serão inseridos os implantes, que de acordo com a decisão conjunta de médico e paciente, terão seu material, volume e tamanho acertados previamente.

Os implantes de silicone podem ser inseridos tanto de forma submuscular, abaixo do músculo peitoral, como também na posição submamária, atrás do tecido mamário mas acima do músculo peitoral. Após a sua correta inserção e posicionamento, o cirurgião fecha as incisões com suturas no tecido da mama, podendo optar por suturas, colas ou adesivos para fechar totalmente a pele.

Quanto tempo dura o procedimento?

O tempo de uma Mamoplastia de Aumento varia bastante de acordo com o objetivo de cada paciente, o volume a ser implantado, o tipo de silicone, etc. No geral, a média fica em torno de 1h30min a 3h.

Quais os cuidados no pós-operatório?

Quando o procedimento for concluído, é preciso que a paciente fique um tempo em observação por um período entre 6h e 12h pois, pela Mamoplastia de Aumento ser uma operação delicada que modifica a forma e tamanho do tórax, uma equipe técnica deve ficar disponível para acompanhar a evolução e adaptação da paciente nas primeiras horas após a inserção das próteses. Estas primeiras horas são fundamentais para o sucesso da recuperação.

Além disso, o pós-operatório da Mamoplastia de Aumento costuma ser um pouco dolorido, pois a alteração pela qual o corpo é submetido leva um certo tempo para ser assimilada.

Caso não haja esforço físico envolvido, o retorno ao trabalho pode acontecer em até três dias, tomando o cuidado de utilizar um sutiã cirúrgico recomendado por, pelo menos, um mês. Também é recomendado que a paciente cuide a posição na hora de dormir, optando por deitar de barriga pra cima por alguns meses, evitando ao máximo dormir de lado ou de bruços. Por fim, outros cuidados habituais de cirurgias, como evitar exposição solar e ao calor, manter uma dieta balanceada e tomar os remédios indicados devem ser seguidos.

Todos os prazos descritos podem variar de acordo com a evolução de cada paciente, por isso, também é importante manter contato com o cirurgião responsável.

Os implantes geralmente são feitos de silicone e, com o avançar da tecnologia, tem uma durabilidade bastante longa, podendo chegar de 15 a até 20 anos, desde que as visitas anuais sejam realizadas para fazer os exames de rotina. Já o resultado final leva entre três e seis meses para se formar.

Como lidar com edemas no pós-operatório?

Após toda cirurgia, é normal que surjam edemas, pequenos inchaços na região operada, que podem perdurar por alguns dias ou semanas, dependendo da evolução da recuperação. Justamente por isso, o tempo para o inchaço desaparecer varia bastante de pessoa para pessoa, mas é comum que leve, pelo menos, três semanas para começar a diminuir.

Caso a paciente sinta que a sua recuperação está mais demorada do que deveria, ou até que as dores decorrentes da operação não estão diminuindo com o tempo, é fundamental procurar o cirurgião responsável para uma avaliação, que indicará os próximos passos para retomar a correta recuperação.

Outro ponto de atenção na Mamoplastia de Aumento é que a paciente deve avaliar constantemente o estado das próteses, especialmente nos primeiros meses, estando atenta a alterações como incômodo na região dos seios, manchas, coceiras ou sensação de latejamento no local.

Quando a atividade física é liberada?

Por lidar com uma área extremamente sensível a movimentos, as atividades físicas devem ser suspensas por até dois meses. Neste período, a paciente precisa evitar situações extremas, como carregar peso ou realizar movimentos intensos, como esticar demais o braço para alcançar um objeto ou elevar os braços em uma altura maior do que os ombros. Isto porque a cicatrização completa ocorre, no geral, em até três meses, e quanto menos movimentos neste período, melhor.

Porém, é possível sim realizar atividades físicas leves e de baixo impacto, como caminhadas sem muita inclinação ou velocidade. Já para aquelas atividades mais exigentes, o ideal é que a paciente aguarde dois meses, volte aos poucos e fique sempre de olho em sua própria percepção de desconforto, pois é ela que vai ditar o ritmo do retorno à rotina de exercícios anterior. Ainda assim, mesmo situações de forte carga, como flexões ou levantamentos de peso, devem ser feitas sob acompanhamento de um instrutor consciente da sua situação.

Quais as possíveis complicações da Mamoplastia de Aumento?

As possíveis complicações de uma Mamoplastia de Aumento são similares ao de uma Mastopexia ou Mamoplastia Redutora, pois envolve incisões e alterações no tórax, uma região bastante sensível do corpo. Com isso, podem aparecer inchaços na região (acúmulo de líquido), infecções, hematomas, queloides (cicatrizes anormais), assimetria (diferença de tamanho, forma ou posição das mamas), contratura capsular (formação de uma cápsula fibrosa ao redor do implante) e ruptura do implante (vazamento por desgaste ou choque).

Além disso, a própria paciente pode se olhar no espelho e, mesmo com todos os cuidados e recomendações acordadas, não ficar satisfeita com o resultado final. Nestes casos, paciente e médico devem conversar para avaliar os próximos passos do tratamento.

Quanto custa uma Mamoplastia de Aumento?

O custo de uma Mamoplastia Aumento depende de vários fatores, como a experiência do cirurgião que fará a operação, o tipo e tamanho de prótese que serão utilizados, os exames pré-operatórios e os custos da equipe hospitalar onde o procedimento será realizado. 

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Regimento Interno da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) proíbem a divulgação de preços de cirurgias plásticas pela internet. Por isso, os valores devem ser discutidos somente após uma avaliação presencial.

É possível associar a Mamoplastia de Aumento a outros procedimentos?

Sim, é possível realizar a Mamoplastia de Aumento em paralelo a outras cirurgias estéticas ou reparadoras. Os exemplos mais comuns incluem a Mastopexia (para alcançar um resultado mais harmonioso na rigidez e o formato dos seios), a Lipoaspiração (em áreas como abdômen, flancos e braços) e a Abdominoplastia (que remove o excesso de gordura e pele da região do abdômen).

Porém, é importante lembrar que, quanto mais procedimentos forem feitos em paralelo, maior será o tempo de recuperação e os cuidados necessários para a paciente retomar suas atividades normais. De toda forma, a indicação de quando e quais associações podem ser feitas dependem de uma avaliação e aprovação do cirurgião responsável.

Quando fazer a Mamoplastia de Aumento para obter melhores resultados?

A decisão por fazer ou não uma Mamoplastia de Aumento deve partir da própria paciente de forma consciente, entendendo os possíveis resultados e alinhando suas expectativas junto ao seu cirurgião de confiança. Por exemplo, é fundamental entender suas implicações e exigências de mudança de rotina por algumas semanas ou meses.

Além disso, é preciso planejar todas as etapas com antecedência, dando o devido tempo para a realização das consultas, exames e preparação, além de eventuais liberações no trabalho, conciliando assim a Mamoplastia de Aumento no momento em que for mais adequada para cada pessoa. O momento ideal acontece quando o desejo de melhorar a autoestima em relação às suas mamas encontra a correta preparação para o procedimento.

Como escolher o cirurgião correto?

Assim como todo procedimento estético, a Mamoplastia de Aumento apresenta riscos quando não é realizada da forma correta, especialmente porque a promessa de resultados rápidos é um atrativo de muitos profissionais que acabam não seguindo os cuidados necessários, colocando a saúde dos pacientes em risco.

Para escolher um bom cirurgião, avalie primeiro como está o seu registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) do seu estado. Um profissional qualificado para a Mamoplastia de Aumento também deve ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com residência em cirurgia plástica, referências de outros pacientes e experiência na realização do procedimento.

Com esses cuidados, você tem mais chance de realizar uma cirurgia bem-sucedida, feita por uma equipe de confiança que irá te atender bem desde a primeira consulta até o acompanhamento da sua recuperação.

Clique aqui para encontrar um cirurgião devidamente habilitado.

Ficou interessado(a)? Chame no WhatsApp e agende sua avaliação!